Fig1- Jerry Lengoasa, secretário-geral da organização Meteorológica Mundial |
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, os 13 anos mais quentes no planeta foram registados nos últimos 15 anos.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou, no segundo dia da conferência (realizado no dia 2011-11-29)sobre alterações climáticas, as conclusões sobre os dados recolhidos a nível mundial, considerando ser inequívoca a constatação de um aquecimento global do planeta que põe em risco ilhas, zonas costeiras, populações e colheitas.
O relatório indicou que o período 2002-2011 iguala o de 2001-2010 como a década mais quente desde 1850, sendo 2011 é o décimo ano mais quente desde 1850, data em que começaram a ser registadas medições científicas das temperaturas.
A temperatura média da última década (2002-11), "superior em 0,46º centígrados à média a longo prazo", é a mais elevada alguma vez constatada, igualando a década de 2001-2010, de acordo com o relatório da agência da ONU especializada em dados meteorológicos.
"A nossa ciência é sólida e prova inequivocamente que o mundo está a aquecer e que esse aquecimento resulta das actividades humanas", disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
Fig 2 - Atividades de Greenpeace em ação de sensibilização à margem da cimeira |
"As concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera atingiram novos máximos e estão rapidamente a aproximar-se de níveis consistentes com um aumento de 2 a 2,4 graus centígrados nas temperaturas médias globais", salientou o relatório.
Reflexão: Achamos que estamos perante um assunto demasiado preocupante para a humanidade e a nossa geração irá ter que tomar outras atitudes e ter outros recursos para poder ter acesso à água potavél. Não poderiamos deixar de pedir para começaramos já a contribuir para um mundo melhor. É tarde mas não demais ...
Fonte: Susana e Cátia com auxilio do saite http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2155792&page=1