quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Magnitude sete ameaça Grande Lisboa

Geólogo identifica falhas sísmicas “provavelmente activas”


Fig.- As falhas assinaladas a tracejado indicam falhas prováveis
Existem três grandes falhas sísmicas que afectam a região da grande Lisboa e que são muito provavelmente activas: a Falha de Vila Franca de Xira, a Falha do Pinhal Novo e a Falha de Samora Correia – Alcochete. Esta é a principal conclusão de um recente estudo realizado por o geólogo Carlos Cancela Pinto, investigador da Unidade de Recursos Minerais e Geofísica do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).
O geólogo revelou que foi calculado o sismo máximo expectável para cada uma das falhas e chegou-se à conclusão que a primeira poderá gerar um sismo de magnitude 7.06, a segunda de 6.42 e a terceira 6.52. A descoberta permitiu identificar as falhas geológicas capazes de gerar sismos e destruição e perda de vidas na região da grande Lisboa.

Do ponto de vista económico, político e de ordenamento, o cientista considera necessária uma maior atenção e compreensão destes eventos de forma a prevenir os efeitos de uma catástrofe natural como é um sismo.

Para além disso, do ponto de vista científico, este trabalho poderá abrir portas para novos projectos científicos que corroborem (ou não) as falhas identificadas e que melhorem a compreensão da Bacia Terciária do Vale Inferior do Tejo.

Fonte: Alunas Susana e Cátia com auxilio do saite http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=52576&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário