sexta-feira, 16 de março de 2012

O destino dos Neandertais

Reflexão:

As condições a que se encontra o Planeta Terra são, ou não, favoráveis à vida. O Ser Humano, pela sobrevivência, vai em busca de o seu alimento. Os Neandertais não fogem à regra da lei da sobrevivência percorrendo o caminho de todos os Seres Humanos, pensando até que se tenham cruzado entre si.

Os cientistas tentavam perceber o porquê de uma das espécies de Seres Humanos Neandertais ter desaparecido e a outra não. Com as pesquisas dos cientistas, eles encontraram bastantes ossos de Neandertais, o que lhes despertou a atenção. António Rosas, um investigador responsável estudou esses ossos e concluiu que tinham marcas de terem sido partidos e fragmentados de uma forma violenta, fazendo o uso de ferramentas líticas, o que lhe levou a concluir que foram feitas por humanos.

Esses ossos tinham condições excelentes para serem fossilizados porque tiveram um enterramento rápido ao abrigo dos agentes atmosféricos e da dispersão causada pela ação de predadores necrófilos (ex. Abutres).

O menino do Lapedo apoia esta teoria uma vez que é uma espécie Neandertal, um menino de quatro anos       leva-nos a supor que o menino do lapedo poderia ter cruzado com uma espécie de Seres Humanos atual.

Menino do Lapedo foi a denominação dada ao fóssil de uma criança encontrado em 1998 no Abrigo do Lagar Velho do Vale do Lapedo, na cidade portuguesa de Leiria. É um menino de quatro anos, de  espécie Neandertal com aproximadamente 24 milhões de anos. O que nos leva a supor que o menino do lapedo poderia ter cruzado com uma espécie de Seres Humanos atual é o fato de, o Neandertais terem dado como extintos à cerca de 30 milhões de anos e o Menino do Lapedo ser mais recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário