domingo, 11 de março de 2012

Reação em cadeia - O mundo sem petroleo

Na aula de Geologia visualizamos um filme realizado pela Nacional Geographic Channel chamado "Reação em cadeia - O mundo sem petroleo".

Fig 1 - capa do filme "Reação em cadeia - O mundo sem petroleo".
Reflexão:

 
O petróleo é um dos combustíveis mais poderosos e versáteis do nosso planeta e o homem está dependente deste combustível à cerca de 150 anos. Uma das provas deste facto, é que já consumimos tanto como  ainda temos para gastar. Desde que tivemos contacto com esta riqueza, já consumimos um trilião de barris de petroleo.


O consumo excessivo de petróleo levou à sua escassez e por conseguinte as consequências serão bem visíveis, como: a falta de alimentos, as mortes por falta de meios nos hospitais e nos transportes.
Uma das soluções que a população teve foi passar para um meio rural, onde cultivavam os próprios alimentos, uma alternativa à sobrevivência que resultou em pleno.


A energia passou a ser fornecida apartir de plantas energéticas como a combustão de carvão.


Sem acesso fácil a novas fontes de petróleo, as pessoas serão obrigadas a repensar, reutilizar e reconstruir aquilo que têm.


Se o petróleo acabasse de vez no nosso planeta, milhares de milhões de toneladas quadradas de elementos poluentes tóxicos seriam libertados da atmosfera sobre os Estados Unidos ao fim de um ano.


As algas podem ser processadas e transformadas em combustível, produzindo sete mil vezes mais energia por quilómetro quadrado que outro bio-combustível. Este combustível é altamente renovável e quase não precisa de fertilizante.
Foi bastante interessante ver o desenrolar dos gastos do petróleo, bem como todos os possíveis recursos que temos para substituir esta riqueza natural.

Fonte:Susana e Cátia

2 comentários:

  1. Também vimos este filme e achamos que esta noticia se enquadra perfeitamente no mundo atual, na realidade em que vivemos.
    Filme interessante e noticia bem conseguida.
    Continuem assim miúdas :D

    ResponderEliminar